segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Gosto do Pessoa na pessoa

Caetano, em sua iluminada canção "Língua" faz uma declaração de amor à língua portuguesa. Defende em seus versos sua concepção de Pátria: "minha Pátria é minha língua". Demonstra a riqueza da língua portuguesa através dos poetas que se dedicaram à captura das palavras perfeitas para compor suas obras, como Camões, Noel, Pessoa, Chico.
Aí vai um pedacinho da letra de Caetano, que é enorme. Mas, como não é difícil perceber, só esta estrofe já dá muito o que pensar.
"Língua
Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar confusões de prosódia
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior?..."

Para quem, assim como Caetano, gosta do Pessoa na pessoa, aqui vai a dica: a partir de amanhã, 24/08, no Museu da Língua Portuguesa, o homenageado será o poeta português na pluralidade de seus heterônimos. Melhor impossível!

4 comentários:

  1. Amei a dica. Fernando Pessoa é incrível, é completo, é sagaz, é... sexy! :)

    ResponderExcluir
  2. Milena!
    Bem-vinda ao meu blog, como havia dito, já gosto de ti através do que escreves. Tenho curiosidade em conhecer tuas fotografias. Qual é o teu blog?
    Um beijo
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Queria te dar os parabéns, vc me parece ser uma pessoa muito especial!
    Acompanhei as bobagens no blog de seu colega pensador e ví que você não se deixou abater.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Bem-vinda ao meu blog, Vida!Gostei do codinome.

    ResponderExcluir